quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Animal-homem

A Criação de Adão, de Michelangelo

            A sentença tradicional diria: “qual a diferença entre o homem e o animal?”; a minha proposição reformulada seria: qual a diferença entre o humano e o resto dos animais? Ainda pensa-se de forma obsoleta que o ser humano está a léguas de distância do animal, definindo-o como um “bípede implume”, segundo Platão, até “ser racional” como diriam os filósofos tradicionais; no entanto, graças ao exercício da investigação, pôde-se constatar que o humano nada possui de diferente do animal, o que invalida o pensamento retrógrado e egocêntrico que atribui propriedades divinatórias e outras considerações extranaturais do homem. Ora, se o homem é animal, o que causou a ideia do homem como um ser superior? É sabido que os seres humanos são dotados puramente de carne e nervos, bem como o resto dos animais, e que o resto dos “atributos humanos” são apenas consequência desse pressuposto; toda e qualquer conclusão metafísica é mera fabulação: estamos presos e dependemos da natureza, da physis; somos fragmentos do destino, à mercê de todo e qualquer afeto externo proveniente da natureza. A biologia e a psicologia que o digam. Tal pensamento já desvalora todos os grandes conceitos que fundamentaram uma visão sacrossanta da origem da espécie humana, como “alma”, “substância”, “essência”, “coisa em si”, “Deus”, até chegar a “razão”, que se opõe aos outros conceitos mas nasceu do mesmo berço. Qual seria a grande divergência entre a espécie humana e as outras? A escrita. E, não como teólogos com máscaras de filósofos, não divinizo a escrita como atributo porvindouro de algum ser supremo extranatural; a escrita é apenas efeito, mera consequência do instinto de nossa espécie de sistematizar e encadear a linguagem com conceitos; o resto dos animais possui linguagem, mas a seleção natural que a eles fora imposta não moldou seus cérebros ao impulso de criar códigos escritos a suas determinadas linguagens. O cão abana a cauda, o pinto pia, o sapo coaxa; o homem escreve. A fala e seus códigos não são propriedades humanas: o abano da cauda do cão é um código, o pio do pinto é um código. O que diferiu a espécie humana das outras foi justamente esse fato: elevar a comunicação ao ponto de construir um outro universo paralelo à natureza, que se dá como a linguagem. O instinto de sistematização da linguagem é consequência de nossas necessidades naturais, provenientes do fenômeno principal ao qual a tese darwinista aponta: a natureza moldou o humano de forma que ele adquiriu telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, de modo totalmente consecutivo. Ou seja, conclui-se que a existência humana não é “obra de um ser superior”, mas o mais puro e simples acaso instintivo que baseia a natureza. Não há “verdades a priori”, não há “alma”, não há “transcendência”, não há “coisa em si”, não há “verdade inteligível”, não há “razão”; esses são meros conceitos, meras fabulações, que nada tem a ver com a realidade. O homem é tão animal quanto os outros, e qualquer outra consideração é fuga da natureza.

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